Rede de Pesquisa em Manguinhos

sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS                                     Isabela Soares Santos e Roberta Argento Goldstein (orgs.)

Este livro é fruto de uma intensa atuação de trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz, dos serviços de saúde, gestores locais do município do Rio de Janeiro e moradores do território de Manguinhos. Trata-se de relatar os resultados alcançados pelas equipes de pesquisa da "Rede PDTSP-Teias" que ocorreu entre 2010 a 2013, coordenada pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz).

A produção de pesquisas de forma articulada e integrada pelas temáticas, conteúdos e atividades comuns, bem como a oti­mização de recursos financeiros e humanos, são características do que chamamos neste livro de Rede Colaborativa de Pesquisa. A construção compartilhada de conhecimento, baseada na confiança institucional fez com que este trabalho se transformasse em um exemplo de gestão de rede de pesquisa na Fiocruz. A noção de "rede" nos remete a um processo contínuo de articulação, integração e interdisciplinaridade. Esses princípios nor­tearam a condução da Rede PDTSP-Teias, ao compreender o desenvolvimento de novas ideias e processos decorrentes da integração entre os atores, configurada e reconfigurada pelo mo­vimento da informação e da construção coletiva do conhecimento.

Este livro busca apresentar um modus operandi de gerir pesquisa e induzir a prática de pesquisa participativa e de intervenção. O processo de trabalho colaborativo, desde a concepção dos projetos à formação da rede, mostrou a necessidade de garantir uma publicação que valorizasse a narrativa da trajetória de cada pesquisa. O leitor conhecerá formas, ações e atividades que tradicionalmente são pouco valorizadas como produção científica, e, portanto, pouco relatadas em publicações acadêmicas. As equipes apresentam as suas percepções e experiências, acertos e percalços e, fundamentalmente, o compromisso dos pesquisadores e da Fiocruz de atuar em prol da melhoria da qualidade de vida da população na garantia do direito universal à saúde e na redução dos determinantes sociais em saúde.

O livro está apresentado no formato de quinze capítulos, sendo o primeiro formulado pela coordenação da gestão da rede e os outros catorze por cada equipe de pesquisa que compôs a rede. Cada capítulo relata os caminhos percorridos pelas equipes de pesquisa em um território vulnerável e dinâmico que envolveu: a identificação de problemas locais, criação de novas estratégias metodológicas, encontro de meios e formas atrativas de comunicação e o envolvimento da comunidade com as soluções propostas pelas pesquisas.

No processo de estruturação deste livro, percebemos o quão difícil e gratificante foi a construção de uma rede de pesquisa colaborativa no âmbito desta Instituição Pública e estratégica de saúde. Desenvolver produtos que sejam construídos e apropriados pela sociedade, gestores e profissionais de saúde visando o fortalecimento do Sistema Único e Saúde foi um grande aprendizado e o estímulo que moveu a coordenação da Rede desde sua criação.

Portanto, para todos os participantes da Rede PDTSP-Teias o nosso muito obrigado pelo contínuo envolvimento e confiança adquirida nesta longa caminhada.

As organizadoras

 

Hucitec Editora

© 2016 Hucitec Editora, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora